Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e, imediatamente, todos disseram que sim.
O professor pegou então numa caixa de berlindes e esvaziou-a dentro do pote. Os berlindes encheram todos os espaços vazios entre as bolas de golfe.
O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio, e voltou a ouvir os seus alunos que sim.
Em seguida pegou numa caixa de areia e esvaziou-a dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos que responderam que estava, agora, cheio.
Então, o professor, pegou numa chávena de café (líquido) e derramou-a sobre o pote, humedecendo a areia.
Os estudantes riam da situação quando o professor disse: “Quero que entendam que o pote de vidro representa as vossas vidas. As bolas de golfe são os elementos mais importantes, como a família e os amigos. Seria com elas que as nossas vias estariam cheias e repletas de felicidade. Os berlindes são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa, o carro, ... A areia representa todas as pequenas coisas.
Mas se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golfe e para os berlindes.
O mesmo acontece nas nossas vidas. Se gastarmos todo o nosso tempo e energia com as pequenas coisas, nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes. ”
(...)
Um aluno levantou-se e perguntou o que representava o café. O professor respondeu:
“O café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja a nossa vida, haverá sempre tempo para tomar um café com um amigo.”
(Autor Desconhecido)